Nordeste: Mudança no perfil do consumo

Nielsen, empresa de pesquisa de mercado, especializada na geração de informações estratégicas e táticas para a indústria e o varejo, apresentou no evento “Nordeste, a bola da vez”, em Salvador, estudos que comprovam que produtos como cerveja, refrigerante, leite em pó e fraldas descartáveis tiveram acréscimo de consumo bastante significativo, na região.
Segundo Eduardo Ragasol, presidente da Nielsen, trata-se de uma migração do consumo de categorias básicas para produtos de maior valor agregado.
“Houve migração do consumidor de biscoito para biscoito recheado, do papel higiênico mais simples para papel higiênico com folha dupla, e do alvejante com cloro para alvejante sem cloro”, exemplificou o executivo.
A pesquisa da empresa apenas confirma o que já se sabia, em função da política de descentralização dos investimentos realizados no governo Lula. O economia do nordeste teve crescimento médio, acima da média do país, o que fatalmente conduziu a uma mudança no perfil do consumidor. O bolsa família e o aumento do nível de emprego e da renda,  são responsáveis por transformações no consumo com consequente aumento das vendas de uma maneira geral, na região.