Piramide - agua potável.

Ao assistir uma reportagem ( Link da reportagem: http://www.youtube.com/watch?v=6YKHXc1VvQQno) no "Jornal Hoje" da TV aberta Rede Globo, sobre algumas soluções para se obter água potável de forma prática e barata, chamou-me à atenção uma forma bem simples de fazer esse processo,  que é a pirâmide, e fui buscar mais informações sobre esse invento. Leia :



"Uma invenção holandesa, a “pirâmide de água”, pode garantir o líquido potável barato, a partir da água contaminada e é interessante especialmente para países em desenvolvimento. O segredo é depurar a água utilizando o calor do sol.  
A escassez de água, principalmente água potável, é um drama em todo o planeta. Centenas de milhares de pessoas morrem por ano por falta de água tratada. A Organização Mundial da Saúde calcula que, anualmente, mais de um milhão e meio de crianças morrem por esse motivo, principalmente em regiões tropicais.
O engenheiro holandês Martijn Nitzsche é o inventor da “pirâmide de água”, um sistema de depuração que talvez seja uma solução para o problema. A invenção garantiu a ele um prêmio de inovação oferecido pelo Banco Mundial. Segundo Nitzsche, o maior problema é que 98% de toda a água do planeta é salgada, dos mares, e dos 2% restantes, metade está acumulada nos pólos, em forma de gelo.
“Todos nós prestamos atenção ao 1% de água doce que tentamos tratar. Curiosamente, a pirâmide de água se baseia na água salgada, dos oceanos, ou seja, a que temos em abundância. A pirâmide depura a água salgada e a torna potável.”
Sol
O mecanismo da pirâmide de água é bastante simples: não passa de um enorme recinto com a forma de uma pirâmide inflável e de plástico transparente. Funciona da seguinte maneira:
1. O sol atravessa o plástico e esquenta a água até cerca de 70 graus centígrados.
2. No fundo da pirâmide há um pequeno reservatório com sal e água suja. A água se evapora com o calor do sol e deposita gotas de vapor nas paredes interiores da pirâmide.
3. As gotas são água destilada, sem sal e livre de bactérias, ou seja, potável.
4. Quando as gotas alcançam certo peso, vão escorrendo pelas paredes até uma canaleta receptora e vão a um depósito subterrâneo.

Cifras

Uma pirâmide de trinta metros de diâmetro pode fornecer nos trópicos, diariamente, mil litros de água potável a 300 ou 400 pessoas. O custo atual de uma pirâmide é de aproximadamente 150 mil euros e ela dura dez anos. Com isso, o preço do litro de água sai por 1 ou 2 centavos de euro.
Pode parecer insignificante mesmo para os países pobres, mas o engenheiro Nitzsche coloca o dedo na ferida: “As pessoas dessas regiões não estão acostumadas a pagar pela água. A tecnologia pode ser oferecida, mas é necessário conscientizar as pessoas de países em desenvolvimento de que não vão ter doenças causadas por água contaminada e que vão viver mais tempo por isso.”
Apesar disso, sua ideia está se espalhando. Em Gâmbia, no Senegal e na Índia, já estão em funcionamento as pirâmides de água, sob administração e controle da população. Em pouco tempo elas serão também instaladas nas milhares de ilhas da Indonésia.
Com o aumento da produção, os custos das pirâmides podem ser reduzidos de 150 para 15 mil euros, bem abaixo das tradicionais instalações dessanilizadoras. Por isso, muitas ONGs estão interessadas no sistema criado pelo engenheiro holandês".

Fonte: Radio Nederland wereldomroep Brasil 
Acesso: dia 15/04/2011 - 16h:53min

Excelente solução, já que aqui, no Brasil, 31 milhões de pessoas não tem acesso a água potável (fonte IBGE), diminuiria bastante o numero de casos de doenças relacionadas a água não tratada.