Mais uma tragédia no Rio. É preciso reverberá a "cultura da paz".

O que aconteceu ontem, na cidade do Rio de Janeiro, nos mostra o quão estamos longe de acostumarmos com a paz, é claro que a atitude insana do assassino daquelas crianças tem mais  haver com uma doença mental, do que com a criminalidade que assola as grande capitais brasileiras, no entanto, o que se pode discutir é a grande facilidade na aquisição de armas no país, pois ai é que esta o "X" da questão. 

Sabemos que, para adquirir uma arma de forma "legal" existe procedimentos burocráticos "infinitos",  não é? Pois então, como é que ele conseguiu essas armas e munição?

Conseguiu de forma sorrateira, como todos os bandidos, e assassinos conseguem: contra bandeando ou usando armas de uso restrito, "sabe se lá" como adquiriram. Não podemos nos esquecer,  também, que no plebiscito sobre o direito ou não de possuir armas, em 2005, brasileiros "induzidos" pela propaganda sensacionalista das maiores empresas midiáticas do país, votaram contra o desarmamento.

O Brasil com seu histórico de impunidades, leis brandas ou abrandadas, frouxidão do judiciário, falta de fiscalização, vida moderna, onde o "eu" é mais valorizado que o "nós", só contribui com a falta da "cultura da paz".
A grande midia faz uma "espetacularização" da noticia, não informa, não debate, infesta-se de preconceitos, politiza a noticia, totalmente desconexa com a realidade, onde contribui, também, com a falta da "cultura da paz".

Esse ser, por hora  não posso chama-lo de humano, mostrou-nos uma realidade, que achávamos que estava distante de nós, assassinou "brasileirinhos" de forma muito cruel, com o aval da nossa "incompetência" de fiscalizar a fabricação, comercialização e  combate ao contrabando de armas.

Se a nossa incompetência, mal vontade e falta de escrúpulo está manifestada em todo nosso seguimento social, e tenho razões  para achar que está, a "cultura da paz"  vai ser apenas um sonho.